Contribuir para a aquisição de conhecimentos e habilidades matemáticas, buscando o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo sua autonomia, trabalhando a leitura e interpretação de textos matemáticos, ensinando-os a expressar-se através da Matemática, incentivando estratégias variadas de resolução de problemas e habituando-os à procura dos porquês dos fatos matemáticos.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Em casa ou na rua, brincando ou trabalhando, em qualquer profissão, todos usam a Matemática. A Matemática existe em toda parte, faz parte da vida. O progresso tecnológico da época atual só foi possível pelo domínio do homem quanto às relações numéricas envolvidas na grande maioria dos problemas por ele enfrentados em sua luta por uma vida melhor e plena de significado. E esse mesmo progresso determinou novas necessidades de descoberta e aprendizagem.A Matemática não está ligada, apenas, às atividades do adulto, também as crianças dela necessitam.
Quando a criança chega à escola, já traz uma boa bagagem de conhecimentos matemáticos: tem alguns conceitos relativos a tamanho, posição, quantidade e direção, conta mais ou menos até vinte, conhece alguns números, notas, moedas mais usadas e, por vezes, já domina alguns fatos de adição e subtração. Aprendeu tudo isso na sua vida cotidiana, no seu próprio meio.
OBJETIVOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Através do ensino sistemático, na escola elementar, o aluno deverá adquirir conhecimentos e habilidades, que lhe permitirão solucionar, com exatidão e rapidez, problemas de sua vida prática, relacionando-se e vivendo melhor em seu meio.
Como se trata de um ensino sistematizado é preciso que o professor considere os vários fatores que condicionam a aprendizagem de Matemática: idade mental, fatores emocionais, fatores sócio-econômicos, experiências anteriores, motivação e maturidade: visual, auditiva e motora.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Na escola moderna, a palavra problema adquiriu novo significado.
A resolução de problemas deve ter como fim levar a criança à aquisição e ao desenvolvimento de habilidades que tornem mais proveitosa sua vida, quer no sentido de lhe permitir tomar decisões e agir com reflexão, independência e segurança, como no de levá-la a participar com eficiência das atividades do seu grupo, sendo por ele aceita e apreciada. A criança, assim, tornar-se-á um adulto apto a enfrentar situações de maior ou menor complexidade, procurando as melhores soluções para uma existência útil e bem construída. À medida que o aluno se sente seguro no uso das habilidades necessárias à resolução de problemas, liberta-se da direção imediata do professor. Passa a explicar, de forma pessoal, o encaminhamento das soluções.
Muito bom mesmo este teu trabalho, parabéns
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