domingo, 16 de junho de 2013

TANGRAM

TEMA: CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

A LENDA DO TANGRAM
Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa quadrada de jade, mas, no caminho o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em 7 pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e a cada tentativa surgia uma nova figura. Depois de muito tentar ele finalmente conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaços representariam portanto as sete virtudes chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um então construiu o seu Tangram e popularizaram o jogo. O jogo é formado por cinco triângulos, um paralelogramo e um quadrado, essas figuras, juntas formam um quadrado.
CONTEÚDO
Representação dos números racionais (decimal e fração), operações fundamentais com números racionais e classificação de formas geométricas.

OBJETIVO GERAL
      Usar o Tangram para envolver, estimular, desafiar, propiciando ao aluno desenvolvimento de habilidades do pensamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            - Desenvolver a capacidade da investigação matemática: classificar, organizar e sistematizar.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação através da criação de figuras.
- Fazer com que o aluno perceba, represente, construa e conceba formas geométricas.
-Trabalhar algumas habilidades de raciocínio geométrico nas atividades que serão desenvolvidas e que é parte essencial do ensino de geometria:
_memória visual;
_percepção e conservação de formas e relações.
_classificação de figuras.
_percepção viso-motora.
_discriminação visual.

PERCURSO
Representação: Reconhecimento de um número racional:decimais e frações.
Classificação: Formas geométricas.
Operações fundamentais: Saber executar as operações fundamentais.
Fração: Saber dividir as formas em partes geométricas, frações.

ESTRATÉGIA
Baseado nas competências H01, H02, e H03 podemos comparar, identificar, reconhecer e fazer a conversão de fração para número decimal. E também resolvemos problemas utilizando as competências H10, H15 e H16.

METODOLOGIA
_ Aulas expositivas.
_ O uso da sala de informática.
_ Livros didáticos, diversos.
  
RECURSOS DIDÁTICOS
_ Apostilas do aluno;
_ Livros didáticos: diversas editoras.
_ Filmes / Jornais / Revistas.
_ Recursos áudios-visuais.
_ Materiais pedagógicos: diversos.

AVALIAÇÃO  
            _ Observação sistemática / diária.
_ Provas objetivas e dissertativas.
_ Pesquisas e trabalhos individuais ou em grupos.

_ Painéis / Seminários / Relatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário