TEMA: CONJUNTO DOS
NÚMEROS RACIONAIS
A LENDA DO TANGRAM
Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar
ao Imperador uma placa quadrada de jade, mas, no caminho o sábio tropeçou e
deixou cair a placa que se partiu em 7 pedaços geometricamente perfeitos. Eis
que o sábio tentou remendar e a cada tentativa surgia uma nova figura. Depois
de muito tentar ele finalmente conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao
seu Imperador. Os sete pedaços representariam portanto as sete virtudes
chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus
amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um então construiu o seu
Tangram e popularizaram o jogo. O jogo é formado por cinco triângulos, um
paralelogramo e um quadrado, essas figuras, juntas formam um quadrado.
CONTEÚDO
Representação dos
números racionais (decimal e fração), operações fundamentais com números
racionais e classificação de formas geométricas.
OBJETIVO GERAL
Usar o Tangram para envolver, estimular,
desafiar, propiciando ao aluno desenvolvimento de habilidades do pensamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a capacidade da investigação matemática:
classificar, organizar e sistematizar.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação através da criação de
figuras.
- Fazer com que o aluno perceba, represente, construa e conceba formas
geométricas.
-Trabalhar algumas habilidades de raciocínio geométrico nas atividades
que serão desenvolvidas e que é parte essencial do ensino de geometria:
_memória visual;
_percepção e conservação de formas e relações.
_classificação de figuras.
_percepção
viso-motora.
_discriminação visual.
PERCURSO
Representação: Reconhecimento de um
número racional:decimais e frações.
Classificação: Formas geométricas.
Operações fundamentais: Saber executar as
operações fundamentais.
Fração: Saber dividir as
formas em partes geométricas, frações.
ESTRATÉGIA
Baseado nas competências H01, H02, e H03
podemos comparar, identificar, reconhecer e fazer a conversão de fração para
número decimal. E também resolvemos problemas utilizando as competências H10,
H15 e H16.
METODOLOGIA
_ Aulas expositivas.
_ O uso da sala de informática.
_ Livros didáticos, diversos.
RECURSOS
DIDÁTICOS
_ Apostilas do aluno;
_ Livros didáticos: diversas editoras.
_ Filmes / Jornais / Revistas.
_ Recursos áudios-visuais.
_ Materiais pedagógicos: diversos.
AVALIAÇÃO
_ Observação
sistemática / diária.
_ Provas objetivas e dissertativas.
_ Pesquisas e trabalhos individuais ou em
grupos.
_ Painéis / Seminários / Relatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário